Iniciação Científica

Analise das Possibilidades de Interação Social e Turística no Mercado Central de Belo Horizonte: Um Estudo das Transformações Contemporâneas

Orientadora: Alissandra Nazareth de Carvalho

Discente: 

Resumo: O Turismo é uma atividade do setor terciário em franca ascensão no mundo. Modifica o espaço geográfico, cria infraestruturas e exerce função importante nas cidades e sociedades, que passam por mudanças profundas. Neste cenário os Mercados surgem não somente como locais de venda de gêneros alimentícios, pois vem cumprindo um papel de destaque na sociedade acompanhando-a em sua evolução de comportamento e negócio, sobrevivendo a fortes concorrências e se adaptando à contemporaneidade. Por um lado, os Mercados resistem às constantes mudanças e mantém sua originalidade e por outro, vem considerando possibilidades de abarcar novas formas de comercio e socialização. Esse estudo, portanto, pretende analisar o comportamento e a importância do Mercado Central de Belo Horizonte enquanto espaço de transformação social e mercadológica, associado também à atividade turística, dado seu valor histórico e cultural. Para tanto o referido Mercado é escolhido como objeto de estudo por ser considerado um relevante atrativo turístico de Belo Horizonte e por se revelar como um ícone social da capital mineira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, e como procedimento metodológico, será realizado uma pesquisa bibliográfica e documental e a posteriori uma pesquisa descritiva com visitas in loco e aplicação de questionários semiestruturados a fim de identificar dados acerca do assunto abordado. Deste modo espera-se como resultado evidenciar a importância do Mercado Central de Belo Horizonte para a sociedade e para o turismo da cidade, além de propor investigações significativas e específicas sobre o tema ou mesmo modificações e reflexões frente às mudanças da vida em sociedade.

Relações de Gênero nos Processos Decisórios Sobre a Gestão da Água Em Ouro Preto

Orientadora: Kerley dos Santos Alves 

Discente: Lucas de Souza Prates
Resumo: O acesso à água potável não está relacionado apenas com fatores econômicos e ambientais, mas também, com aspectos sociais, como é o caso da questão de gênero. Devido aos resquícios do sistema patriarcal e da divisão do trabalho, ainda presentes no mundo de hoje, a trajetória das mulheres é marcada por exclusões sociais, econômicas e políticas. No que se refere ao acesso à água, não ocorre uma exceção. Para garantir o uso sustentável e ampliar o acesso a esse recurso são propostos, em documentos internacionais e na legislação nacional, caminhos diferentes dos tradicionais, incluindo, por exemplo, a participação de todos os cidadãos na tomada de decisão sobre o destino das águas. Nesse aspecto, a equidade de gênero ganha destaque, e fica evidente a importância da participação feminina nesse processo. A falta de água impacta a vida das mulheres e elas detêm conhecimentos importantes que podem ser empregados para a gestão desse recurso. O objetivo deste estudo é conhecer as interações de gênero, em especial, a percepção dos funcionários que compõem os quadros dos órgãos responsáveis pela gestão das águas na cidade de Ouro Preto/MG, em relação à participação das funcionárias desses órgãos. Para atingir esse objetivo serão realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários aos gestores e integrantes dos órgãos, em questão.

O Impacto Socioeconômico dos Eventos Sediados no Centro de Convenções da UFOP como Fator de Desenvolvimento do Turismo
Orientador: 
Marcos Eduardo C.G. Knupp; Carolina Lescura de Castro
Discentes: Mariana Gomes, Pillar Petrina, Luciano Oliveira, Samuel Sabino.
Resumo: Este projeto tem como tema principal o impacto dos eventos nos destinos turísticos. Os eventos, importante campo de estudos na área do turismo, tornaram-se tão popularizados nos dias de hoje que setores governamentais, corporativos e comunitários os criam com os mais diversos objetivos, seja para atrair incentivos financeiros ou benefícios culturais e/ou sociais para os destinos turísticos, conformando-se um dos mais importantes e maiores setores que compõe a atividade turística. Neste sentido, durante todo o ano a cidade de Ouro Preto, MG, importante destino turístico, recebe eventos de diversos tipos, seja de caráter cultural, religioso, manifestações artísticas, sociais, corporativos, científicos, dentre outros. Sendo assim, o Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, criado em 2001, é um importante equipamento turístico, especialmente voltado para o setor de eventos, que se somam aos demais equipamentos da cidade, a fim de fomentar este setor, sendo um dos principais espaços de convenções de Ouro Preto. Para tanto, esta pesquisa visa analisar qual a importância deste equipamento para turismo de Ouro Preto e compreender o impacto socioeconômico dos eventos sediados neste espaço para o turismo da cidade. Para atingir este objetivo, utilizar-se-á de métodos quantitativos e qualitativos, por meio de pesquisa documental em relatórios de pesquisa de órgãos oficiais do turismo, bem como de aplicação de formulários semiestruturados nos atores do turismo da cidade, seus gestores, residentes e nos frequentadores deste espaço. Assim, busca-se mensurar sua importância para o fomento deste setor e qual seu significado econômico, social e cultural para o turismo deste destino.

Policy Networks e Gestão Local do Turismo: Ouro Preto e as Relações entre os Atores Turísticos

Orientador: Marcos Eduardo C.G. Knupp
Discente: 
Resumo: 

O Papel do Ecoturismo para as RPPNS no Contexto de Minas Gerais

Orientação: Ricardo Eustáquio Fonseca Filho; Isabela Barbosa Frederico
Discente:  Ana Luz Chaves C. Guerra
Resumo: O ecoturismo é um segmento turístico que tem a proposta de integrar os princípios da sustentabilidade, em todas as suas instâncias (ecológica, econômica e sociocultural), sendo o mais adequado para ser desenvolvido em Unidades de Conservação (UC). As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são a categoria de UC de uso sustentável, criadas pelo ato voluntário do proprietário privado e destinadas à conservação dos ecossistemas, em caráter perpétuo. A pesquisa proposta se constitui em uma análise quanti-qualitativa sobre o papel do ecoturismo nas RPPNs mineiras, através da realização de um diagnóstico no contexto de Minas Gerais e de estudos de caso nas RPPNs Fazenda Nascer (Ouro Preto/MG) e RPPN Santuário do Caraça (Santa Bárbara e Catas Altas/mg). Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa são pesquisa bibliográfica e de campo, através de visitas in loco, entrevista semiestruturada com gestores e aplicação de questionários estruturados a visitantes e comunidades locais. Espera-se com esse estudo contribuir para o aprofundamento teórico e sistematização de dados acerca das RPPNs mineiras e sua inter-relação com o turismo, possibilitando verificar a importância da inclusão e do reconhecimento da perspectiva privada e do ecoturismo no cenário da conservação ambiental.

Serviços Ecossistêmicos Culturais: Revisão de Literatura e Perspectiva de Pesquisas Futuras
Orientador: Rodrigo Burkowski
Discente: 
Resumo: O uso da valoração ambiental é crescente no desenvolvimento de projetos que impactam direta ou diretamente o meio ambiente. A variável cultural, dentro deste processo é cada vez maior. Apesar de promissor, não existe uma classificação ou método universal, pois seus procedimentos obedecem um rigor lógico e teórico que permite uma infinidade de combinações. Para Borja (2011) os estudos possuem duas funções básicas da literatura vigente: (1) a função de demanda (Método de valoração contingente, método custo de viagem1, método preços hedônicos) e (2) as funções de produção (Método dose-resposta, método custo de reposição, método custo de oportunidade e método gastos preventivos). O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica publicada nos periódicos A1, A2, B1 e B2, no período de 1996 à 2018 sobre Serviços Ecossistêmicos culturais , bem como identificar as técnicas dominantes na área e lacunas conceituais. O trabalho caracteriza-se como uma revisão de literatura crítica.

O Comportamento do Turista em Relação ao Lixo Encontrado nas Trilhas

Orientador: Rodrigo Burkowski

Discente: Larissa Battaglini Xavier Silva

Resumo: O lixo é uma das reclamações frequentes dos turistas. Sendo assim é importante compreender como ele, sujeito ativo no processo, contribui para o aumento dessa poluição. Nesse sentido é importante também entender quais as estratégias são as mais eficientes e como reduzir a produção de lixo nas trilhas. Dessa forma, o presente projeto visa compreender como o turista se comporta em relação ao lixo encontrado em uma trilha. Nossa premissa é que o turista manifesta em seu discurso uma maior preocupação em relação ao lixo mas pouco faz diante de um caso concreto. O método utilizado será a revisão de literatura, aplicação de questionários e análise estatística. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias de educação ambiental e sensibilização do turista. Palavras-chave: Lixo, Educação Ambiental, Lazer, Turismo, Trilha.