"Extensão. Como próprio nome diz, a ideia é estender o conhecimento da Universidade à sociedade como um todo, buscando, ao mesmo tempo, colher informações e demandas que ajudem a Academia a se envolver com a realidade à sua volta." (PROEX, 2019)*
O curso de Turismo da UFOP tem um histórico de ações extensionistas em especial por meio da modalidade projeto.
No ano de 2019 aprovou 8 projetos de extensão, conforme a seguir:
Potencial Gastronômico de Ouro Preto e Distritos: Mapeamento e Roteiros
Coordenador(a): Alissandra Nazareth de Carvalho
Descrição: Com base nos estudos já existentes sobre a gastronomia pode-se relacionar a mesma com o turismo, tendo assim como objetivo deste trabalho analisar como o turismo gastronômico pode ser trabalhado em uma certa localidade da sua forma mais clara e concisa, considerando alguns dos fatores que possibilitam a sua variedade, como o respeito quanto a cultura da localidade em que o modo de se alimentar está inserido, mas também pensar em como torná-lo algo universal, que satisfaça tanto a comunidade local quanto o turista que está visitando o local, levando em consideração aspectos da história e evolução da gastronomia que influenciam no comportamento tanto dos gestores quanto consumidores deste produto. O turismo gastronômico pode apresentar um papel importante no desenvolvimento da promoção de locais, podendo estes serem transformados em polos turísticos, uma vez que há interesse dos indivíduos em se tornarem consumidores de um lugar de acordo com a sua oferta gastronômica, como será evidenciado no decorrer do presente trabalho.
Integrantes: Thais Cristina Vicente/ Gabriel de Arruda Moraes Rocha
Capacitação Profissional e Cidadania para Jovens de Municípios do Entorno do Aeroporto Internacional de Confins.
Coordenador(a): Bruno Pereira Bedim
Parmacultura em Espaços de Lazer da Periferia de Vespasiano
Coordenador(a): Bruno Pereira Bedim
Bicicleta, Turismo e Cidadania: A Inserção de Jovens na Prática do Ciclismo e na Preservação dos Atrativos Turísticos do Município de Ouro Preto - MG
Coordenador(a): Carolina Lescura de Carvalho Castro
Descrição: O projeto tem por objetivo geral articular a iniciação da prática esportiva de ciclismo com crianças, especialmente carentes, residentes no município de Ouro Preto e distritos, com oficinas direcionadas ao Ecoturismo e a Educação Ambiental. Por meio de tais oficinas pretende-se gerar no público-alvo maior consciência ambiental e sociopolítica no uso do patrimônio cultural e ambiental da cidade, além de oportunizar a prática de um esporte que tem ganhado cada vez mais visibilidade e nem sempre é acessível a comunidade (como o mountain bike, downhill e BMX).
CONVIVER- Valorização e Capacitação de Pessoas para o Turismo Vivo
Coordenador(a): Kerley dos Santos Alves
Descrição: O Projeto “CONVIVER – Valorização e capacitação de pessoas para o turismo vivo” é de cunho social, está vinculado ao Curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto Sob a coordenação da Profa. Dra. Kerley dos Santos Alves e desenvolvido em parceria com Núcleo de Trabalhos Comunitários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Ouro Preto sob a diração da Sra Aline Testassica e colaboradores voluntários.Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, que objetiva a complementação da educação e a inserção social de pessoas, sobretudo, jovens, mulheres e famílias que possuem o CAD-Único, pessoas em situação de vulnerabilidade social, indicadas pelos CRAS-OP. Assim, busca, integrar os Públicos do CRAS e Distritos para o turismo vivo capaz de criar espaços de convívio entre moradores e visitantes, por meio de ações de capacitação com vistas à valorização da cultura e do turismo.
Integrantes: Ana Carolina Souza de Oliveira/ Mariany Donato Bernardino.
Conhecendo Cachoeira do Campo: História, Memória e Patrimônio.
Coordenador(a): Maria do Carmo Pires
Laboratório de Hospedagem – LABHOT (Casa de Hóspedes)
Coordenador(a): Ricardo Eustáquio Fonseca Filho
Descrição: A hospedagem é uma prática histórica relacionada à hospitalidade. Na atualidade esse acolhimento é diverso na hotelaria, sendo um importante setor do Turismo se referindo a diversos tipos de meios de hospedagem. Neste sentido a Casa de Hóspedes (CH) é propícia à criação de um Laboratório de Hospedagem (LABHOT), para teoria e prática dos alunos do curso de bacharelado em Turismo e outros da UFOP, bem como usuários internos e externos (hóspedes). Espera-se que os resultados possibilitem uma melhor profissionalização da CH, integrando pró-reitorias e setores administrativos da UFOP, com satisfação ao visitante, dos alunos de Turismo e melhor preparação desses para o mercado de trabalho.
Integrantes: Daniella Cristina Santos Oliveira
Normas, Consultas e Audiências Públicas de Turismo
Coordenador(a): Rodrigo Burkowski
Descrição: Anualmente são aprovadas diversas normas que interferem na atividade turística. Muitas dessas normas devem passar por audiências públicas e ou consulta. O projeto prevê monitorar, analisar e contribuir com a produção dessas normas. Para tanto irá mobilizar discentes, docentes e empreendedores da região dos inconfidentes para juntos emitirem um parecer sobre essas normas.
Integrantes: