Edital de auxílio a inclusão digital

Julho 23, 2020

A Universidade Federal de Ouro Preto disponibilizou o edital de auxílio a alunos de graduação e pós-graduação para acesso a serviços de internet, como estratégia de combate à desigualdade ao acesso a ferramentas digitais no contexto da pandemia de Covid-19.

De acordo com a reitora Cláudia Marliére, a UFOP está se mobilizando com ações concretas para que os alunos com vulnerabilidade socioeconômica não fiquem sem acesso à internet e, consequentemente, se vejam impedido de participar do Período Letivo Especial. "A soma de esforços de nossa comunidade se reflete neste edital, que abre portas para se diminuir as desigualdades de acesso às ferramentas digitais durante este período de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus".

O edital disponibiliza duas opções de auxílio. A Modalidade I, oferecida pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), concederá um auxílio de R$ 100,00 para contratação de internet banda larga, por um período de 12 meses, em conta corrente própria do estudante. A Modalidade II, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), concederá pacotes de dados ilimitados para acesso ao conteúdo acadêmico, por um período inicial de seis meses, em número de celular do estudante.

Podem se inscrever estudantes matriculados em disciplinas ofertadas no calendário acadêmico vigente (regular ou Período Letivo Especial) que não possuam acesso à internet em seu domicílio familiar ou possuam acesso em condições insuficientes à realização de atividades acadêmicas. As inscrições poderão ser feitas pela plataforma Minha UFOP, a partir de segunda (20) e se encerram em 28 de julho. A divulgação dos classificados será em 3 de agosto.

Ver também: Notícia