No Dia Mundial do Meio Ambiente professores do curso de Turismo destacam sua importância

Junho 5, 2020
 
No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, considerada um marco para a sustentabilidade no mundo.
 
O tema meio ambiente é comum para o Turismo, pois parte dos atrativos são naturais, como cachoeiras, trilhas, parques, montanhas, florestas, rios, praias, cânions, (observação de) animais, entre outros. O que estimulou o desenvolvimento de mercado específico, relacionando segmentos turísticos como por exemplo o ecoturismo, o turismo de base comunitária, o turismo de aventura, o turismo rural e o geoturismo.
 
O curso de Turismo da UFOP conta com pelo menos 5 disciplinas relacionadas à temática: as obrigatórias Percepção e Interpretação do Patrimônio Ambiental Urbano, Turismo e Meio Ambiente; e as eletivas Turismo em Unidades de Conservação, Educação Ambiental Aplicada ao Turismo e Geoturismo.
 
Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio, recentemente aprovado, também contará com disciplinas correlatas, como "Turismo, Patrimônio e Meio Ambiente", "Geografia do Turismo em Áreas Protegidas" e "Geoturismo em Sítios do Patrimônio Brasileiro".
 
Parte dos professores do DETUR lecionam, desenvolvem pesquisas e extensão a respeito da relação do Turismo com o Meio Ambiente. Veja alguns depoimentos a seguir:
 
Para o Prof. Dr. Rodrigo Burkowski, com tese a respeito de conselhos consultivos em unidades de conservação e professor colaborador do mestrado em Meio Ambiente da CEUMA: "As áreas protegidas são um importante elemento na preservação do Meio Ambiente. Elas fazem parte do que Martinez Aliaer chama de primeira corrente do ecologismo (Culto a Vida Silvestre) e são amplamente aproveitadas para as atividades turísticas. O Brasil, apesar da potencialidade ainda engatinha na transformação desse potencial em instrumentos de desenvolvimento local. O dia mundial do Meio Ambiente contribui assim para valorizar este importante instrumento de preservação e qualidade de vida".
 
Para a Profa. Dra. Kerley Alves, que tem mestrado em Turismo e Meio Ambiente, e é professora permanente do Mestrado em Sustentabilidade Sócioeconômica e Ambiental da UFOP, "neste momento especial, destaco a relação estreita entre a saúde humana e a saúde do planeta! Rogo que busquemos juntos,  construir um mundo melhor durante e no pós-pandemia. Deixo como sugestão este link , nele, podemos visitar 25 lugares icônicos no mundo 

 https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/explore-nature". 

Para o Prof. Dr. Leandro Brusadin, professor permanente do mestrado e do doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG, onde orientou a dissertação de mestrado de Danielle Barroso Caldeira com o título "O patrimônio cultural na produção do espaço social: questões sobre memória e identidade no caso do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado em Belo Horizonte" "cujos resultados foram recentemente publicados na Revista Desenvolvimento em Questão os quais reforçam a importância dos atores locais e das organizações não governamentais para a preservação do meio ambiente a partir das questões culturais de apropriação do espaço".
 
Por sua vez, para o Prof. Dr. Ricardo Fonseca, com mestrado e doutorado em Ciências Naturais e pesquisas em parques de Minas Gerais "o dia mundial do meio ambiente é importante para nos lembrar a importäncia da natureza, que veio antes de nós humanos. Um exemplo é a Carta de Digne, conhecida como 'Direitos à Memória da Terra', que cerca de 2 décadas depois da Conferência de Estocolmo destaca os atributos abióticos da natureza como base para a biodiversidade, como é possível perceber em iniciativa de geoturismo nos Campos Gerais (PR): 'Tapete verde sobre mesa de pedra". Estudos de nosso curso e parceiros têm demonstrado que há uma parte dos turistas interessadas em segmentos como geoturismo e ecoturismo - como no Parque do Itacolomi e Parque das Andorinhas, em Ouro Preto -, cabendo a instituições de ensino entenderem melhor quem é este turista (demanda) e o que há para ele visitar (oferta). A partir desta relação o patrimônio natural pode ser melhor compreendido e valorizado, contribuindo para sua conservação".
 
Há ainda o Prof. Dr. Bruno Bedim, com pesquisas de mestrado e doutorado em unidades de conservação, com o livro "O paraíso do capital : intervenções socioeconômicas do turismo na Serra do Ibitipoca/MG" e a Profa. substituta Dra. Isabela Frederico, com doutorado em Ambiente e Sociedade. 
 
Todos professores efetivos são membros permanentes do mestrado em Turismo e Patrimônio, além de comporem o DETUR com parte dos atualmente quase 20 projetos de iniciação científica, diversas orientações de monografia, de dissertações e de teses, sendo parte deles relacionadas ao meio ambiente, como: "Perspectivas ao turismo: percepção ambiental no Parque Estadual da Serra do Rola Moça em Minas Gerais", da Profa. Kerley; "Normas Técnicas e Segurança no Turismo", do Prof. Rodrigo Burkowski; e "Roteirização geoturística urbana de Ouro Preto/MG", do Prof. Ricardo Fonseca. Têm ainda dezenas de publicações, como artigos, livros e capítulos de livros; realizam visitas técnicas em áreas naturais protegidas de diversos biomas do Brasil; e participam em conselhos, como de unidades de conservação, buscando levar o conhecimento gerado dentro da universidade para as comunidades.
 
Vários ex-alunos também fizeram mestrado e doutorado em temáticas afins, alguns seguindo carreira docente, outros enquanto gerentes de parques, analistas ambientais do ICMBio, consultores ambientais, dentre outros.
 
Durante a pandemia do COVID-19 visite os parques virtualmente (https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10976-parques-podem-ser-acessados-de-forma-on-line) e depois visite as paisagens naturais.
 
O curso de Turismo da UFOP parabeniza seus professores. alunos e ex-alunos pelo trabalho em prol da conservação do meio ambiente por meio do ensino, pesquisa e extensão.  
Ver também: Notícia