PROFESSORES DO DETUR PARTICIPAM DE AÇÕES EXTENSIONISTAS DA UFOP EM BRUMADINHO - MG

Outubro 30, 2019

No dia 25 de outubro professores e alunos do DETUR participaram na cidade de Brumadinho/MG do Fórum de "III Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais" com o tema “Cidades históricas sustentáveis e resilientes através da inovação e inclusão” (https://ufop.br/eventos/forum-permanente-de-sustentabilidade-das-cidades-historicas-de-minas-gerais-forum-brumadinho).

Os minicursos ofertados foram "Patrimônio histórico e Turismo" pela Professora Maria do Carmo Pires, "Turismo Rural" pela Professora Alissandra Nazareth, "Turismo de base comunitária e desenvolvimento local" pela Professora Kerley Santos e "Turismo Ecológico" pelo Professor Ricardo Fonseca.

Para a Professora Alissandra destaca que a temática do Turismo Rural é relevante para a atividade turística, pois possibilita abertura de caminhos de atuação econômica e social, diversificação de ganho financeiro, inserção e manutenção da comunidade no contexto do turismo e,  para o caso de Minas Gerais, Brumadinho e entorno, oportuniza a novos negócios e gera esperança em um cenário de instabilidade e necessidade de reconstrução.O mini-curso foi muito importante pois coloca diferentes agentes de diferentes contextos para dialogar e, vislumbrar juntos, possibilidades.

Enquanto que para o Professor Ricardo "o Turismo Ecológico é um dos segmentos mais buscados por visitantes no mundo. No Brasil e em especial em Minas Gerais, que tem alta biodiversidade e geodiversidade há inúmeros atrativos em áreas naturais, como os parques. A exemplo do Inhotim, onde a turma com bastante presença de alunos do 1o período de Turismo viu a história, conceitos e características do Ecoturismo, fazendo um seguida uma atividade prática de interpretação ambiental na "coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes" (http://inhotim.org.br/mobile/sobre/) e desenvolve projetos de educação e gestão ambiental. O ecoturismo é uma alternativa interessante para cidades históricas - cuja motivação mais buscada pelos visitantes é o turismo cultural -, auxiliando na conservação ambiental e beneficiando as populações tradicionais.

O curso de Turismo parabeniza a Associação de Cidades Históricas de Minas Gerais, o Departamento de Engenharia Urbana, a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP, a Prefeitura Municipal de Brumadinho e parceiros, em especial professores pela disponibilidade de ministrarem os minicursos e pelas alunas de Turismo pela organização do evento; e agradece a presença também dos calouros de Turismo.

Os quatro minicursos são disciplinas obrigatórias e eletivas do curso de bacharelado em Turismo da UFOP, que desde 2000 vem contribuindo para a profissionalização e cientifização do turismo, como: "Educação Patrimonial", "Turismo Rural", "Turismo e Meio Ambiente", "Turismo em Unidades de Conservação", "Educação Ambiental Aplicada ao Turismo", "Geoturismo", entre outras.