PROFESSORES DO DETUR PARTICIPAM DO SEMINÁRIO MINEIRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EM TURISMO

Novembro 4, 2019

Entre os dias 30/10 e 1/11 aconteceu em Belo Horizonte o III Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo. O evento, organizado pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais (OIT-MG) reuniu professores, alunos e pesquisadores de Turismo de MG e do Brasil.

Para a Professora Alissandra (DETUR), Diretora da EDTM "o evento contribuiu com as reflexões acerca da inovação no turismo em tempos de crise e instabilidade econômica e política, no sentido de apresentar horizontes de atuação, tendências e megatendências, principalmente em um cenário mundial. É interessante enxergar outros contextos e pensar de forma global. Nesse sentido, o evento trouxe um novo oxigênio".

Já para o Professor Ricardo (DETUR), "o evento foi importante pela relação da academia com o mercado, trazendo ensinos atuais a respeito de inovação, onde foi possível conhecer ainda projetos em andamento em outras instituições de ensino, como UFVJM, UFF, UFMA, UFMG e outras. Foi uma satisfação ainda apresentar resultados do Laboratório de Hospedagem (LABHOT), do DETUR que funciona na Casa de Hóspedes da UFOP. De acordo com o professor, outras instituições de ensino participantes do evento (UFPI, UFF e UFVJM) se interessaram pelo modelo de gestão do espaço com infraestrutura e serviços voltados à hotelaria/hospitalidade, bem como utilização como laboratório para os alunos e professores. "Num momento com poucos recursos públicos, a hospedagem a baixo custo em uma cidade turística, correlacionando ao turismo de negócios e eventos e científico (perfil do hóspede da Casa), é uma alternativa para dar a função social a um espaço público por um lado, e por outro contribuir para o ensino, a pesquisa e a extensão".

Participaram ainda do evento os ex-alunos Sabrina Santos, Hugo Araújo e Guilherme Varajão (atualmente professores do curso de Turismo da UFVJM), Vinicius Quintão (ex-professor do DETUR e atulmente consultor do SEBRAE Minas).

O DETUR parabeniza o OIT-MG, a SETUR-MG, a SECULT-MG e SEBRAE pela organização do evento.