Programa Rádio Ciência da Rádio UFOP Educativa

Dezembro 2, 2021

         A Profa. do Detur/UFOP e do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da Ufop, Dra. Kerley dos Santos Alves participou junto ao ex-aluno de Turismo/UFOP e Mestrando em Antropologia Social pela UFMG, Yuri Estevão-Rezende do programa Rádio Ciência da Rádio Ufop Educativa. Na ocasião, conversaram sobre o artigo "Você não tem o perfil dessa vaga: gênero, padrões de beleza e relações de trabalho" publicado na Revista Eletrônica de Ciências Sociais em 2018. No artigo, de autoria de Yuri Estevão-Rezende, em co-autoria com Sarah Christina do Nascimento (ex-aluna Detur/Ufop) e a Profa. Kerley dos Santos Alves, é debatido de que maneira gênero e padrões de beleza comparecem nas relações de trabalho. Precisamente, a partir de um estudo de caso do setor de eventos na cidade de Ouro Preto e Mariana, os autores argumentam como as relações de trabalho na área são balizadas por critérios físicos e estéticos que, não necessariamente, envolvem questões relativas a qualificação profissional e competência do casting selecionado. Evidenciaram também discursos que preterem mulheres obesas, negras ou fora de padrões definidos para ocupar tais vagas de emprego. 

       Cabe destacar que o artigo é fruto de pesquisa realizada no âmbito da disciplina eletiva Turismo, Gênero e Trabalho, ofertada pela Profa. Kerley no departamento de Turismo da UFOP. O que demonstra a importância do ensino na produção do saber científico ainda na graduação.

       O programa foi ao ar  na semana passada em formato de podcast em plataformas como o Spotify, Deezer, entre outras e também como entrevista audiovisual na plataforma YouTube.

Ver também: Notícia