Projeto de Extensão BICITUR - Oficinas de Educação Ambiental

Outubro 9, 2018
O projeto de extensão BICITUR (Bicicleta, Turismo e Cidadania) coordenado pela professora Carolina Lescura e com a participação de alunos do Turismo, Geologia, Biologia e Educação Física, em seu primeiro bloco, tem realizado um conjunto de oficinas de Educação Ambiental com as crianças da Escola Municipal Simão Lacerda, de Ouro Preto - MG. Tais oficinas têm o propósito de desenvolver nas crianças a preocupação com o meio ambiente, noções de preservação e o cuidado com o patrimônio natural, pois acredita-se que esta é uma maneira de despertar, sobretudo, o espírito de cidadania. Foram realizadas oficinas na própria escola, explorando temáticas como preservação ambiental, reciclagem e compostagem (Esta última em parceria com o projeto de extensão sobre compostagem da UFOP e ministrado pela aluna Areda Gomes Ferreira). Além disso, oficinas foram realizados fora da escola. Uma delas contou com a equipe da Sociedade Excursionista e Espeleológica que preparou uma expedição às grutas do Parque Natural Municipal das Andorinhas. A outra aconteceu na cede do próprio Parque, envolvendo uma breve caminhada a Cachoeira das Andorinhas. A oficina coordenada pelo aluno do curso de Turismo e bolsista da Fundação Gorceix, Matheus Evangelista, explorou elementos da fauna, flora e os aspectos geológicos da região.